Grandes lições de um pequeno príncipe

reflexões, livro, O Pequeno Príncipe, amizade



“Você se torna eternamente responsável por tudo aquilo que cativas”
Antoine Saint-Exupéry

Obras como O Pequeno Príncipe, merecem ser lidas mais de uma vez, devido ao seu teor profundo com toques filosóficos a respeito das relações verdadeiras de amizade, o quanto é importante mantê-las e valor que as coisas simples tem em nossas vidas.

Trata-se de uma emocionante história contada de forma singular e vestida de elementos filosóficos tão profundos abordados em uma simples linguagem na qual a própria simplicidade é valorizada com tamanha grandeza que nos leva a refletir sobre as coisas simples da vida.

A princípio, o narrador desconhecido, depois de uma fracassada tentativa carreira como pintor, decide em plena segunda guerra viajar pelo mundo. E sua aventura com o pequenino príncipe sonhador tem início quando o avião do viajante cai no deserto do Saara. A idéia principal era consertar o aparelho o quanto antes para que pudesse continuar sua viagem. Porém sua corrida contra o tempo foi interrompida quando ele ouviu uma voz pedindo para que ele desenhasse um carneiro. E assim começa a inesquecível e envolvente história do Pequenino Príncipe viajante e sua grande aventura!

O livro é repleto de frases marcantes que com apenas uma boa interpretação e um pouco de sensibilidade, podemos perceber o quanto deixamos dar atenção para o que realmente é importante (muitas vezes até sem querer). No caso do príncipe o destaque vai para o valor de uma verdadeira amizade e a importância de cultivá-la. "Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro".

Outro fator que também vale a pena expor é o quanto algo pode significar na vida de alguém. Um objeto, um lugar, um animal, uma pessoa, o que seja. Mesmo que hajam várias pessoas parecidas, ou objetos, animais, lugares semelhantes, o real valor está na essência do que torna aquilo único. Uma experiência que foi vivida apenas naquele lugar e que jamais irá se repetir, uma expressão ou sorriso que você só encontra em certo alguém, ou o deserto que é o principal cenário da história do principezinho. Inicialmente, é um deserto como qualquer outro, mas, no fundo, “O que torna belo o deserto, disse o principezinho, é que ele esconde um poço nalgum lugar”.

E o que é importante se encontra dentro. “Apenas uma casca” é vista por fora. Daí percebemos que nem sempre é fácil distinguir a verdadeira face de algo ou de alguém. E esse fator é fundamental para saber com o que ou quem estamos lidando. E o resultado disso vai decidir que tipo de relação será nascerá desse contato visual. A vida de cada ser é apenas uma; mas as maneiras como essas vidas se relacionam são diversas.

O Pequeno Príncipe é uma tocante obra que depois de lida, pode fazer com muitas coisas ao nosso redor sejam vistas com outros olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e compartilhar seu pensamento comigo. Sua participação no blog é muito importante!

Mas lembre-se: Uma boa comunicação é a base para manter as boas relações entre nós seres humanos. Interaja, participe, comunique-se, mas sempre com respeito, educação e consciência. Fica a dica! =)

related posts plugin for wordpress, blogger…